logo RCN

Pontos de descarte de pilhas e baterias são ampliados

  • Foto: Secom / Divulgação -

PEVs agora recebem pilhas e baterias usadas, contribuindo para a preservação ambiental

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sama), anunciou uma ampliação significativa na lista de materiais que podem ser descartados nos Pontos de Entrega Voluntária de Material Reciclável (PEVs) da cidade. A partir de agora, esses locais passam a receber também pilhas e baterias usadas.

Anteriormente, os PEVs estavam preparados apenas para receber resíduos eletroeletrônicos. No entanto, para melhor atender às necessidades da comunidade e ampliar os esforços de preservação ambiental, esses pontos foram adaptados com um recipiente contentor específico para o descarte de pilhas e baterias, garantindo que esses materiais não ofereçam riscos de contaminação ao meio ambiente.

Os cidadãos de Joinville podem fazer o descarte de resíduos eletroeletrônicos, bem como pilhas e baterias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos seguintes locais:

  • Unidade Regional de Obras Oeste (Vila Nova)
  • Unidade Regional de Obras Sudeste (Paranaguamirim)
  • Unidade Regional de Obras Centro-Norte (Costa e Silva)
  • Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Aventureiro

Essa ação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Joinville, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), a Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville (Seinfra) e a empresa Ambiental.

Os PEVs já aceitavam uma variedade de materiais, incluindo CPUs, servidores, fontes, memória, processadores, HDs, drives de CD e DVD, coolers, mouses, teclados, estabilizadores, notebooks, celulares, telefones, rádio comunicadores, aparelhos de CD/DVD/Blu-ray, som, cabos e fios em geral, impressoras, scanners, fax, copiadoras, modem, roteadores, monitores LCD, CRT, LED e plasma, além de diversos eletrodomésticos.

Além dos PEVs, a Prefeitura de Joinville, em parceria com a Ambiental, mantém Ecopontos na cidade, destinados à coleta seletiva. Esses pontos possuem compartimentos específicos para o descarte de materiais classificados em plástico, papel, vidro e metal. Agora, pilhas e baterias também podem ser descartadas nos Ecopontos.

Vale ressaltar que materiais como guardanapos, papel higiênico, fraldas usadas, restos de alimentos e recipientes com líquidos devem ser encaminhados ao lixo comum para coleta convencional.

As duas unidades de Ecoponto estão localizadas no pátio do Centreventos Cau Hansen e no Parque São Francisco, no bairro Adhemar Garcia. Esses equipamentos estão disponíveis 24 horas por dia, para uso da população, e os materiais descartados são periodicamente coletados pela Ambiental e distribuídos entre as cooperativas parceiras.

Santa Catarina se destaca com uma das maiores taxas de doação de órgãos no Brasil Anterior

Santa Catarina se destaca com uma das maiores taxas de doação de órgãos no Brasil

Cepat de Joinville oferece mais de 600 vagas de emprego com salários de até R$ 4 mil Próximo

Cepat de Joinville oferece mais de 600 vagas de emprego com salários de até R$ 4 mil

Deixe seu comentário